Bem Vindo a Praia Do Rosa

Conheça a Praia do Rosa

Informações turísticas

Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece na Praia do Rosa

Jogue Seguro 

Uma parceria público-privada para instalação de câmeras de segurança com inteligência artificial. 

Saiba mais

Preservação da Praia do rosa

Conheça as medidas de preservação das belezas da Praia do Rosa.

Saiba mais

Acontece na Praia do Rosa

Descubra o que acontece na Praia do Rosa.

Saiba mais

Praia do Rosa

A Praia do Rosa é uma das mais belas e procuradas praias de Santa Catarina e já foi eleita pelo jornal britânico ‘The Guardian’ como uma das 10 praias “ desconhecidas” mais belas do mundo. 

Há 88 Km ao sul de Florianópolis, é uma das quatro praias da comunidade de Ibiraquera, bairro localizado ao norte do município de Imbituba, que faz divisa com Garopaba. O local em que ela está inserida possui algumas peculiaridades que a torna tão especial e a faz ser destaque no setor do turismo, com o seu cenário repleto de atrativos naturais, dentro dos biomas Mata Atlântica e Marinho costeiro, rodeado de muitas áreas verdes de floresta, costões rochosos, ilhas, dunas, banhados, diversas lagoas e praias.


Você irá descobrir todas as belezas desse cantinho incrível cercado de muita natureza.

Rosa Norte Praia do rosa

Rosa Norte

O Rosa Norte é perfeito para quem quer desfrutar de momentos relaxantes. A Praia tem uma trilha especial que da acesso a Praia Vermelha, bem sinalizada para quem esta atento aos sinais. 

lagoa do meio

Localizada no meio da Praia do Rosa, a lagoa do meio de água salobra à beira mar é calma e encantadora. Um local perfeito para as crianças, práticas de esportes como mergulho, standup, caiaque, polo aquático e mais .

Rosa Sul Praia do Rosa

rosa sul

O Rosa Sul também é  legal para o surf  como o Rosa Norte, e se você esta em busca de agito o lado sul é o lugar perfeito, é possível encontrar restaurantes, cadeiras na areia, quiosques etc.

Praia do Rosa

Viva momentos inesquecíveis


A Praia do Rosa é riquíssima em recursos naturais e belezas deslumbrantes. Além de oferecer comodidade com qualidade e respeito a natureza, a região fornece entretenimento, com diversas opções de lazer e uma gastronomia deliciosa.

 Até a década de 60 e 70, a região de Ibiraquera era uma comunidade agrícola e pesqueira bastante isolada. Com a melhoria da Rodovia Federal BR101, muitos jovens e aventureiros de vários locais, principalmente do Rio Grande do Sul, acabaram parando por aqui na certeza de que haviam descoberto o paraíso. 

Na época, um dos primeiros moradores do local era o seu Dorvalino Manoel da Rosa e sua família, que habitavam na parte do meio da praia. O acesso à praia era através da propriedade do “Seu Rosa” e acabou dando o nome à Praia do Rosa.

praia do rosa

Historicamente, aqui o espaço e o tempo tem outra dimensão. Encontramos o novo e o antigo coexistindo em harmonia. Temos desde registros de povos originários em sítios arqueológicos, rancho de pesca centenários, até casas modernas em vários estilos e gostos, do rústico ao sofisticado. Da mesma forma podemos observar com os visitantes que aqui chegam e se deparam com a cultura local.

Onde os que buscam liberdade, conexão com a natureza e querem viver experiências inesquecíveis dividem espaço, por exemplo, com o dia-a-dia do agricultor que planta sua mandioca para fazer farinha e o pescador que espera ansioso o peixe para complementar sua renda e/ou para sua subsistência.


Trilhas e caminhos da praia do rosa

Ao norte da Praia do Rosa temos a Praia Vermelha e ao Sul, as praias do Porto Novo, Luz e Barra da Ibiraquera. Ainda, tem duas lagoas que deságuam em sua Baía (a Lagoinha Salgada ou do Meio e a Lagoa Doce ou do Peri) e vizinha com a imensa e incrível Lagoa de Ibiraquera, que possui uma geografia que proporciona um pôr-do-sol inigualável, o que a torna muito especial. 

 Além disso, as trilhas e caminhos aqui existentes tem muito a contar sobre a história e o patrimônio da região, que são elementos chave para tornar a prática do ecoturismo ainda mais rica e, junto a isso, sensibilizar seus visitantes sobre a importância da conservação dos atrativos naturais.


Pesca da tainha

A tradicional temporada de pescaria na Praia do Rosa inicia-se em Maio e vai até começo de Julho. 
pesca da tainha praia do rosa

A Praia do Rosa abriga até os dias de hoje a tradicional pesca artesanal da tainha (anualmente, de maio a julho) e também de outras espécies de peixes, como o Robalo, Anchova e a Garoupa. 

Falando em pescado, o camarão da Lagoa de Ibiraquera é reconhecido como um dos melhores da região. Na Praia do Rosa há diversas opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, sendo possível experimentar produtos locais ou cozinhas internacionais que buscam conciliar o sofisticado como regional. Inclusive existem eventos que acontecem no Rosa que você pode harmonizar um prato feito com ingredientes locais e um bom vinho, um exemplo é o Agosto DelVino, produzido anualmente entre a SecretariaMunicipal de Turismo e os restaurantes da praia.

Todo ano a praia do rosa recebe a visita da 

Baleia franca

A Praia do Rosa está localizada em uma Unidade de Conservação Federal (UC), a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF) e é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Esta área protege a Baleia-franca, espécie ameaça da de extinção e todos os ecossistemas de seu zoneamento. Aqui, além das baleias, outras espécies de fauna também ameaçadas de extinção são especialmente protegidas, como a Tartaruga-cabeçuda ​(Carettacaretta), Tartaruga-verde ​(Chelonia mydas) ​e a Toninha ​(Pontoporia blainvillei)​.

DIreção de vento e ondulações

Surf praia do rosa

A praia do rosa é conhecida pelos surfistas pela qualidade de suas ondas. Em condições normais a onda varia de acordo com a maré, de uma onda cheia para uma onda um pouco cavada.

 Dependendo da ondulação ou do vento os dois extremos da praia podem ser explorados para o surf. 

O extremo norte tem melhores condições com ondulações de leste, norte e oeste, e quando o vento está soprando para norte ou nordeste.

Já o extremo sul, as condições ficam mais favoráveis para o surf com ondulações viradas para sul e sudoeste e o vento soprando também nessas direções.

Fotos: Lucas Picolli

VIVENCIE O PÔR DO SOL EM IBIRAQUERA

Mesmo estando localizada nos limites de uma área protegida, a área é considera da de uso sustentável, portanto, passível das mais diversas atividades que busquem o equilíbrio com a natureza. Inclusive, a região da Praia do Rosa possui uma paisagem de tirar o fôlego e abriga um cenário ideal para as práticas de esportes aquáticos como osurf, windsurf, kitesurf e canoagem, além do turismo de aventura como escalada e rapel e, ainda, cavalgadas, ciclismo, corridas e caminhadas nas praias e trilhas da região, entretanto os outros. 

Com simples atitudes conservamos este paraíso que é a Praia do Rosa.

Recolha e separe seu lixo

Recolha seu lixo e o que encontrar na praia,  busque separar o seu lixo entre resíduo orgânico e seco, facilitando a reciclagem e ajudando na preservação.

Deixe o carro em casa! Use bike ou vá apé.

Aproveite as belezas e proximidades da Praia do Rosa para caminhar ou pedalar,  além de ter maior contato com a natureza, ainda ajuda com a diminuição da  emissão de gases poluentes.

Economize água

Evite banhos longos e tente reutilizar as mesmas toalhas o máximo possível, preservando a água e causando um grande benefício ao meio ambiente!

Escute a Natureza

Aproveite a conexão com a natureza e desfrute do som dos pássaros e das ondas do mar. 

Caixinhas de som alto na praia fere a liberdade do outro.

Descubra como funciona a reciclagem na praia do rosa e descarte seu lixo com consciência

REciclagem na praia do rosa

A natureza esta em nossas mãos. Qual o destino dos seu resíduos?

Compostagem

A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.

O que vai na composteira?

Restos de alimento, folhas, serragem e estercos podem. 

O QUE NÃO VAI NA COMPOSTEIRA?

frutas cítricas, fezes de cães e gatos, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo, papel, arroz, serragem de madeira tratada, carvão vegetal e plantas doentes.

Recicláveis 

Segunda, Quarta e Sexta

A Cooperativa de Catadores de Imbituba (Cooperzimba), é a responsável pela coleta de resíduos recicláveis de Imbituba. O caminhão passa  na parte da tarde, entre 13h30min e 16h.

Resíduos reciclaveis

Papel, plástico, vidro, metal, jornais e revistas, caixas de papelão.

Indiscutivelmente, se você busca um lugar inesquecível, para descanso, diversão ou aventura, certamente não irá se arrepender de conhecer os encantos da Praia do Rosa e região.